Ontem, Domingo, peguei na vermelhinha e fui tomar café ( alguém diria que ao centro do mundo ;-) ). Claro está que uma volta pelo monte está fora de questão pois com as condicionantes postas pela protecção civil... (enfim .... daria pano para mangas se fosse por esta via ) , então fui andando sem destino ...
Fiquei impressionado com o betão que agora rasga todo o verde que cobria o Salto ( "A Nossa Senhora do Salto é uma garganta no vale do rio Sousa onde existe uma capela e um Santuário. Situa-se nos arredores do Porto no Concelho de Paredes. É um daqueles locais típicos das serras do Norte de Portugal. A paisagem é deslumbrante ao longo do vale do rio Sousa . As falésias de escalada situam-se em ambas as margens do rio formando uma enorme garganta.")
,era era ... agora, pontes monstruosas de betão ....isto é que é progresso ???? , o que vale é que logo de seguida fui até Couce (Partilhadas por três concelhos, as serras de Santa Justa, Pias e Castiçal têm uma extensão de 2533 hectares, 800 dos quais estão localizados no concelho de Valongo. Gondomar e Paredes partilham o restante território.
A pequena aldeia de Couce, situada no concelho de Valongo, junto da Serra de Santa Justa, mantém os traços originais das habitações, o que lhe confere o carácter pitoresco pelo qual é conhecida e destacada por todos os que a visitam. A mudança necessária à qualidade de vida das poucas famílias que ainda ali habitam foi iniciada em 2007 com os trabalhos de requalificação levados a cabo pela Câmara Municipal de Valongo. Foi construído um "Corredor Ecológico" que liga a aldeia ao centro da cidade de Valongo, permitindo percorrer de forma pedonal cerca de 10 quilómetros. Da empreitada fez também parte a construção do estradão de acesso ao aglomerado. A acessibilidade à aldeia era um dos problemas de Couce, uma vez que a estrada era em terra batida, dificultando muito a circulação automóvel que se agravava em dias de chuva. Os caminhos da pequena aldeia foram repavimentados com calçada à antiga portuguesa. Para a recuperação completa de Couce ficou a faltar a requalificação das próprias habitações, que já foi alvo de uma candidatura há cerca de quatro anos. Estes hectares em Valongo foram classificados como Sítio da Rede Natura 2000 e neles podem ser relevantes espécies de fauna e flora, designadamente nove espécies de animais, como o morcego-de-ferradura-grande ou o morcego-de-peluche .)
Temos tanto e tão bonito junto de nós , mas teimamos, em nome do progresso " betonar" ...
Ola amigo K
ResponderEliminarnao sabia dessa tua faceta de escritor e narrador.
Nao posso concordar mais contigo, ja ha cerca de um ano, quando la fui tomar o meu cafe á "cristininha", qual foi o meu espanto, quando vi os pilares do malfadado viaduto, que destroi por completo tao bela paisagem de outrora... enfim... sinais do progresso.
Fiqui tao impressionado que nao quis mais la voltar...
resta-me as boas recordacoes de anos a fio de bela paisagem e convivio.
Forte Abraco
JP